Vision Europe Summit 2016: A Europa, a Crise dos Refugiados

calouste-gulbenkian

calouste-gulbenkian

Nos próximos dias 21 e 22 de novembro, a Fundação Calouste Gulbenkian recebe a segunda edição do Vision Europe Summit: um projeto comum de 8 Fundações e Think Tanks europeus – Bertelsmann Stiftung, da Alemanha; Bruegel, da Bélgica; Fundação Calouste Gulbenkian, de Portugal; CASE – Centre for Social and Economic Research, da Polónia; Chatham House, do Reino Unido; Compagnia di San Paolo, de Itália; Jacques Delors Institute, de França; e The Finnish Innovation Fund Sitra, da Finlândia, que colaboram entre si para investigar, debater e consequentemente informar e influenciar os decisores políticos e a opinião pública sobre alguns dos mais prementes desafios de política pública que a Europa enfrenta.

Para a edição deste ano, o consórcio decidiu abordar um dos temas mais desafiantes da Europa, a Crise dos Refugiados. Assim, no Vision Europe Summit 2016 acontecerá subordinada ao título “Improving the Responses to the Migration and Refugee Crisis in Europe”. Neste encontro serão apresentados quatro policy papers escritos no âmbito do Vision Europe, resultantes de um extenso trabalho de pesquisa e investigação durante o último ano por alguns autores especializados na temática das migrações.

Os policy papers encontram-se já disponíveis online num único documento comum (em inglês).

A conferência anual – Vision Europe Summit – que nesta edição terá a Fundação Calouste Gulbenkian como anfitriã, é o culminar da cooperação entre as oito entidades ao longo de cada ano, ao juntar mais de uma centena de decisores políticos e delegados especialistas dos Estados-membros, instituições europeias e organizações internacionais. O evento procura abordar as políticas públicas de uma forma internacional e interdisciplinar, com o objetivo de desenvolver propostas pragmáticas e soluções políticas aplicáveis, querendo assim contribuir para um debate europeu baseado na investigação e em políticas inovadoras. Entre os participantes deste ano, a conferência conta com o contributo de nomes como Enrico Letta, antigo Primeiro-ministro italiano, António Vitorino e António Guterres, entre muitos outros.

Conferência pode ser seguida via livestream

O Vision Europe Summit realiza-se à porta fechada, no entanto as sessões em plenário poderão ser seguidas online via livestream. No dia 21 de novembro, entre as 14:00 e as 16:00, e no dia 22 de novembro, entre as 9:00 e as 13:00.

Fuente

  • About post
2000-2015 © Informations et Ressources de la Culture et du Spectacle vivant en Europe