-- News - Yellow Page - Yellow Pro - Organizer --
   
 
 
Search news :  
Nov 20, 2008 - 03:43 PM  Unregistered? Register for a user account  
Weather
Paris, France
Temp.: -18°C



Accor Hotel



Partenaires

Demander votre correspondant laculture.info

Member Sign in




 


 Log in Problems?
 New User? Sign Up!


European Performing Arts Information Desk
Pratique Annuaire Annuaire Pro News de la culture Creez vote compte

Spectacle Vivant  ::  Cultura Urbana Alternativa faz Renascer Baixa Pombalina

Wednesday, September 24, 2008 - 11:39 PM

   Cinco associações, independentes entre si, arregaçaram as mangas e encheram a Baixa de Lisboa com actividade cultural, desde música ao cinema, passando pela dança e teatro. A ideia é fazer cultura a baixo preço.

São projectos como O Bacalhoeiro, a Crew-Hassan (Rua de Portas de Santo Antão, 159, 1º andar), o Centro em Movimento (CEM., na Rua dos Fanqueiros, 150, 1º andar), Espaço Evoé (Rua das Canastras, 40), estando previsto inaugurar, a 26, o Sou Movimento e Arte (na Rua Maria, 73, aos Anjos).



Aqui convém distinguir os perfis. O Bacalhoeiro e a Crew-Hassan assentam as actividades em eventos propostos por artistas, funcionando como plataformas de gestão de espaços dedicados às várias linguagens artísticas, como música, teatro, dança, pintura, cinema, tertúlias. Não concorrem entre si, chegando até a efectuar parcerias pontuais.



São o "furacão" da actual cultura urbana lisboeta, feita sem meios e muitas vezes olhada de fora como mera carolice, mas levada muito a sério pelos seus intervenientes, que tecem uma rede de contactos e intercâmbio cultural em apartamentos pombalinos alugados.



Dando 2007 como exemplo, O Bacalhoeiro, que tem 12 mil sócios, promoveu 95 performances; 24 ciclos de cinema independente; 53 conferências e tertúlias (onde numa delas esteve Guterres, na qualidade de alto comissário para as Nações Unidas); 32 exposições; 12 peças de teatro infantil, 260 concertos e 65 workshops.



Resumindo o exemplo da Crew-Hassan, o total de actividades em 2007 ficou pelos 800 eventos, das mais variadas linguagens artísticas. "A Crew-Hassan existe desde Maio de 2006, surgindo de um grupo de amigos que organizavam festas com assinalável sucesso.



Já as propostas de espaços como o CEM, Espaço Evoé e Sou Movimento e Arte passam pela formação.

O CEM, contabiliza em 2007, 22 projectos entre formação e investigação artística regular, intervenções urbanas, criações e trabalho com escolas.



 Nos anos de 1990, o CEM, abriu a porta a uma nova geração de habitantes' da Baixa, produzindo actualmente 50 horas semanais de formação e investigação e uma média de 20 horas para criação.



Já o Espaço Evoé dedica-se à formação de teatro e dança, somando-se workshops de natureza diversa.



Quanto ao "Sou Movimento e Arte", filiada da associação Kalpa, vai inaugurar um novo espaço de 400 metros quadrados, no dia 26, sendo a actividade principal a da formação em dança.



Fonte

Jornal de Notícias_













Send this story to someone  Printer-friendly page
Cultura Urbana Alternativa faz Renascer Baixa Pombalina | Log-in or register a new user account | 0 Comments
Comments are statements made by the person that posted them.
They do not necessarily represent the opinions of the site editor.
Languages
Deutsch English español français

Calendar
<< November 2008 >>
M T W T F S S
27 28 29 30 31 01 02
03 04 05 06 07 08 09
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30



Le récit fort du jour

--- Terms of use ---
Centre d'Information pour les Professionnels du Spectacle Vivant en Europe
44 rue de la Butte aux Cailles, 75013 Paris FRANCE - Courriel: info@laculture.info
Numéro SIRET: 479 485 641 00019 Code APE: 923A

  Culture de Départements
Annuaire du Hub  Culture sur BIG-annuaire
écho-culture
... pour faire résonner les arts et la culture..
spectable.com : annuaire culturel - agenda - petites annonces